15.09.2024
Curadoria: Danilo Garcia
- Obras
- Texto
A artista visual Regina Rocha Pitta realiza pela primeira vez uma individual na cidade de São Paulo. A exposição “Desdobramentos do Tempo” parte de sua trajetória nos seus 30 anos de pesquisa artística que usa a linguagem fotográfica como expressão. A mostra será na Galeria Quarta Parede, na Vila Mariana, em São Paulo, com abertura marcada para o dia 15 de setembro, domingo, às 16h. A entrada é gratuita e não tem restrição de faixa etária.
A curadoria e expografia da mostra leva a assinatura do curador Danilo Garcia que traça um percurso que leva o espectador a “descobrir” os caminhos que a artista percorreu, e percorre, no desenvolvimento de sua pesquisa.
“Regina Rocha Pitta é uma artista que desenvolve sua pesquisa em torno da fotografia ao mesmo tempo de sua evolução tecnológica – da máquina analógica com filme preto e branco para a câmera digital com imagens coloridas – em ambos os momentos a artista mantém o seu olhar sensível e afetuoso voltado para momentos do cotidiano, para fragmentos da existência humana que parecem ser despretensiosos, mas que no conjunto de obras revelam novas significações”, afirma Garcia.
Com repertório e referências ampliados a partir de sua passagem do equipamento analógico para o digital, ela avançou para a fotografia expandida buscando experimentações em diversos suportes, abarcando novas linguagens e modalidades ao meu processo criativo.
Rocha Pitta diz utilizar o registro fotográfico como meio para articular suas reflexões sobre o entorno e afirma que mesmo quando fotografa objetos ou uma arquitetura considera “os contornos” e, claro, o fazer do humano neles.
“Minha relação com a fotografia é a oportunidade de falar através da imagem e ter a chance de apresentar minhas criações ao espectador, a quem dou autoridade e alteridade, práticas primordiais e necessárias na arte, porque acredito na importância da relação artista x público”, refleti a artista.
Diversos temas são recorrentes em suas obras de arte. Nesta exposição em particular o público verá imagens que envolvem água, retratos de personagens que ela encontra em suas andanças pelo mundo e narrativas poéticas transformadas em livro de artista.
Danilo Garcias, 2024