DESENCAIXE

25.09.2014

Curadoria: Manoel Veiga

  • Obras
  • Texto
  • Artistas

A exposição coletiva “Desencaixe” reúne trabalhos em pintura de cinco artistas de diferentes procedências mas radicados em São Paulo: o cubano Alexis Iglesias, o paranaense Fernando Burjato, o gaúcho Luciano Zanette, o pernambucano Manoel Veiga e o paulistano Paulo Whitaker. Apesar dos participantes terem produção diversa que inclui o desenho, a escultura e a fotografia, esta mostra foca na pintura como meio de expressão e forma de pensamento. Com curadoria de Manoel Veiga, o grupo de trabalhos selecionados é fruto de uma reflexão conjunta sobre o espaço na pintura, representação, e sobre as possíveis conexões deste com o espaço físico real, com a arquitetura.

​O resultado transformou a exposição em uma experiência do lugar que a pintura habita, nesse caso a Galeria Quarta Parede. A ordem tradicional da montagem é subvertida e a colocação das obras segue um caráter quase de instalação cujo objetivo é o confronto/ativação da própria arquitetura e seus elementos, principalmente por não se tratar do “cubo branco”.

Alexis Iglesias (Havana CUBA 1968 - Vive e trabalha em São Paulo)
Formou-se pela Escola Elementar de Artes Plástica em Havana em 1983 e na Academia de Belas Artes San Alejandro também em Havana em 1987. Após esta data até 1990 serviu no serviço militar cubano. No período de 1990 a 1993 realizou várias exposições coletivas e individuais onde se destacou artisticamente. 
Realizou sua primeira exposição individual na Galeria Domingo Ravenet em Havana, intitulada Estrutura de existir. Em 1990 inaugura a Galeria Kahlo em Havana. Em 1993 muda-se para São Paulo, onde realiza várias exposições podendo destacar a individual Metáforas do Eu no Centro Universitário Maria Antônia em 2008. Simultaneamente ao seu trabalho artístico, trabalhou durante 9 anos como diretor de arte em publicidade e propaganda, largou a publicidade em 2000 e fez uso dessa experiência como produtor de mostras culturais, destacam-se neste período o evento de intercâmbio envolvendo o Centro de Desarrollo de Las Artes Visuales em Havana e a Casa do Olhar em Santo André. 
Atualmente divide seu trabalho como artista e educador, com a criação da Escola Havana e a Galeria Quarta Parede.
www.alexisiglesias.com.br

Fernando Burjato (Ponta Grossa PR 1972 - Vive e trabalha em São Paulo
Formado em Pintura em 1994 pela escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), mestre em artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), desde 2011, também atua como professor e escritor. 
Realizou exposições individuais, entre outros lugares, na Galeria Virgílio (São Paulo), na Galeria Casa da Imagem (Curitiba), na Sala Recife, no Centro Cultural São Paulo e no Centro Universitário Maria Antonia, também na capital paulista. Recentemente, participou da 6º Bienal de Curitiba, da mostra Arte Pará 2011- Ano 30. Em 2014, o site britânico Ultra Vie incluiu suas pinturas entre as seis obras de destaque na SP-ARTE (Feira Internacional de Arte de São Paulo)

Possui obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) e do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA). É autor do livro de contos “Cabeça, corpo caveira e alma” (Bom Texto, 2000), e em parceria com Daniela Vicentini, publicou “Arte Brasileira nos Acervos de Curitiba” (Segesta, 2010). Vive e trabalha em São Paulo.blicou “Arte Brasileira nos Acervos de Curitiba” (Segesta, 2010). Vive e trabalha em São Paulo.
www.fernandoburjato.com.br

Luciano Zanette (Esteio RS 1973 - Vive e trabalha em São Paulo)
Individuais: Galeria Virgílio, SP (2012); Torreão, RS (2008); MUnA, MG (2007), MAC-RS (2006), Centro Cultural São Francisco, PB (2002); Galeria Iberê Camargo, RS;  CCMQ, RS (2001), Centro de Artes Visuais Tambiá, PB (2000). 

Coletivas: Um Salto no Espaço, Fundação Vera Chaves Barcellos (2014); Volúpia Construtiva − Prazer e ordenamento em desenho sobre papel no acervo do MACRS (2014); Cor, Cordis, MACPR (2013); Entre, MACRS (2013); BR 2013, Galeria Virgílio, SP; Espelho Refletido: O Surrealismo e a Arte Contemporânea Brasileira, Centro Cultural Hélio Oiticica, RJ (2012); Nova Escultura Brasileira, Caixa Cultural, RJ (2011); Luciana Caravello Arte Contemporânea, RJ, (2011 e 2012), Paço Imperial, RJ, (2010); Itaú Cultural, SP (2009); 62º Salão Paranaense; MARP, SP; A Gentil Carioca (2007). Prêmios: Artista do Ano e Destaque Escultura, I Prêmio Açorianos, RS (2006). Trabalhos em acervos: MACPR, MACRS, MARGS, FVCB.
lucianozanette.wordpress.com

Manoel Veiga (Recife PE 1966 - Vive e trabalha em São Paulo)
Artista visual, trabalha principalmente com pintura e fotografia. Forma-se em Engenharia Eletrônica e trabalha em fábrica até dedicar-se às artes plásticas em 1994. Frequenta a Escolinha de Arte do Recife e recebe orientação de Gil Vicente entre 1995 e 1997. Estuda na Escola de Belas-Artes e na Escola do Louvre em Paris, França, em 1997. Muda-se para São Paulo no ano seguinte e lá estuda História da Arte com Rodrigo Naves, Leon Kossovitch e participa de grupos de estudos com Carlos Fajardo e Nuno Ramos. Seu trabalho estabelece um diálogo entre arte e ciência, com ênfase nas relações entre espaço e tempo e suas representações nos dois campos. Recebeu bolsa da Fondation Thénot (França, 2005), Prêmio Flamboyant (Salão de Goiás, 2006) e o Prêmio “Mostras de Artistas no Exterior” (Bienal de São Paulo / MINC, 2010). Possui obras em instituições como o MAMAM (Recife PE), MAC Paraná (Curitiba PR) e MAC Goiás (Goiânia GO). O artista vem realizando exposições em importantes instituições e galerias como a Fundaj (Recife PE), MAMAM (Recife PE), Paço das Artes (São Paulo SP), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo SP), MAC Paraná (Curitiba PR), Memorial da América Latina (São Paulo SP), MAC Sorocaba (Sorocaba SP), MAC Goiás (Goiânia GO), Familie Montez Kunstverein (Frankfurt, Alemanha), Galeria Dumaresq (Recife PE), Galeria Nara Roesler (São Paulo SP), Galeria Dengler Und Dengler (Stuttgart, Alemanha) e Galeria D’Est et D’Ouest (Paris, França).
www.manoelveiga.com.br

Paulo Whitaker (São Paulo SP 1958 - Vive e trabalha em São Paulo)
Pintor e desenhista, participa de mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, entre elas: 1995-PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA, curadoria de Ivo Mesquita, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2002- 25 Bienal Internacional de São Paulo, 2007 80/90 MODERNOS, POS MODERNOS, ETC, Instituto Tomie Ohtake,curadoria de Agnaldo Farias, 2007BIENNALE DE MONTREAL, curadoria de Wayne Baerwaldt 2008-FIVE ABSTRACT PAINTINGS, Illingworth Kerr Gallery, Calgary,Canadá (solo), 2009 CONTEMPLACAO MENTAL ABSOLUTA, Galeria Nara Roesler, SP.Possui trabalhos nas seguintes coleções,entre outras: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte
Contemporânea da Universidade de São Paulo, Instituto Cultural Itau, Pinacoteca do Estado e São Paulo.
www.paulowhitaker.net