Lourdes Sakotani

Gravuras e Têmperas

28.05.2010

  • Obras
  • Texto

Controlada Dissonância

De alta qualidade esta busca corajosa de Lourdes Sakotani entre lírica e plástica assim exposta em toda sua inquietude.

Ela vem associando nos últimos dez anos as 2 tendências contraditórias contidas em seu fazer artístico, destilado do Oriente, concomitantes à descoberta da sulcagem em Madeplas, mais rigorosa e exigente do que a têmpera, as aguadas e o bico de pena.

Pouco a pouco a veia nostálgica e surreal é substituída por consistentes enredos imagéticos talhados por instrumentos com emoção onde tensões espaciais e signos organizam o espaço em propostas instigantes. Cada folha gravada e impressa pela artista contribui para abrir um campo de reflexão renovado, mostrando que a linguagem gráfica informa o próprio tema das obras.

Ainda que em a “Cada Momento III” o simulacro árvore resiste e corrompe a busca, quando chegamos ao “Tempo… sim o Tempo” tudo corre solto como expressão de uma realidade interna plenamente conquistada e definida.

“Cada Momento I” e “Cada Momento II” manifestam com simplicidade, no chapado marrom sistematicamente recortado, que é possível com precisão contar uma historia num crescendo reinventado e cheio de alternativas.

Provocantes estas figuras cujo rico repertorio consiste na movimentação do equilíbrio entre negativo e positivo, finito e infinito, cheios e vazios, plenos e linhas numa controlada dissonância.

Maria Bonomi, Maio/2010.