Marcello Vitorino

Refúgio da Luz

10.05.2013

  • Obras
  • Texto

Refúgio da Luz – fotografias de Marcello Vitorino – apresenta um conjunto de imagens impregnadas pela poética da cor, com o reforço de um claro-escuro por onde passeia a luz de forma tênue e marcante, no limiar entre o oculto e o revelado.

Durante os quase 20 anos de ofício, o fotógrafo Marcello Vitorino costumou voltar seus olhos para as coisas cotidianas da mesma forma que utiliza a fotografia como meio para compreender o outro e suas buscas interiores, seja em santuários e romarias como a de Bom Jesus da Lapa ou pelos terreiros de umbanda e candomblé em Diadema: tendo a luz como interlocutora desse encontro sensível entre fotógrafo e fotografado.

E sobre essa luz, o fotógrafo explica: “é uma luz que se apresenta mas que também se esconde, em alguns casos, como que numa dança somando-se às formas e cores. Pode ser uma luz que está ali, dada num determinado contexto pelo qual transita suavemente, ou então uma luz projetada que sustenta crenças, sonhos, desejos e até mesmo a mitologia”. Da janela de um circular que serve como um filtro urbano projetando a silhueta passageira ao azul da cortina que deixa transparecer a filha de santo, tudo é cor, tudo é luz. Uma luz que sugere, norteia, dá vida e acalenta.