Um lugar para o outro

30.11.2012

  • Obras
  • Texto
  • Artistas

A exposição UM LUGAR PARA O OUTRO reúne na Galeria Quarta Parede o trabalho de quatro artistas, Beatriz Nogueira, Eliana Assis, Natasha Barricelli e Ruth Alvarez. Convivem nesse espaço expositivo quatro poéticas distintas. 

Na obra CMYK , Eliana Assis faz referências aos procedimentos mecânicos de reprodução de imagens. Eliana procura estabelecer um diálogo com as limitações e possibilidades de impressoras comuns trazendo como elementos de linguagem as quatro cores que compõem o sistema de impressão: cyan, magenta, yellow e black. Ao reproduzir imagens já impressas – obtidas ao fotografar páginas de jornais – a artista realiza interferências no momento da impressão em jato de tinta. É possível notar a mudança na cor de um pequeno detalhe assim como a ampliação da imagem até a cor ocupar todo o espaço do papel. 

Na série “quantas mãos você precisa…”, a artista Natasha Barricelli desenha o contorno de mãos. Uma, duas, três, várias mãos que se encontram, se afastam, se puxam, se unem, se separam, e criam relações que se afirmam com as repetições e sobreposições. 

A obra da artista Beatriz Nogueira é constituída por dois conjuntos de desenhos, Corpo Soma (1 + 3; 3 + 1) e Corpo Soma (1 + 1). Essa configuração (dentre tantas outras possíveis) exposta na galeria resulta da combinação de uma série de dez desenhos, sendo que cada um deles, por sua vez, são dípticos elaborados (desenhados) a partir da ‘fissura’ que une as folhas de papel.

A obra (des)CONSTRUÇÃO, da artista Ruth Alvarez, é formada por sete peças onde a fotografia é imagem e objeto ao mesmo tempo. Este trabalho nasceu da documentação em video e fotografia da montagem e desmontagem da obra Metragem da artista plástica Edith Derdyk – exposta durante Setembro de 2011 no SESC Bom Retiro. Em sua obra, Ruth Alvarez mostra que a desconstrução não significa destruição, porém sim desmontagem, decomposição de elementos, que acabam por revelar as partes de um todo. 

UM LUGAR PARA O OUTRO trata do encontro destas quatro poéticas gerando um espaço para possíveis convergências a partir do olhar do outro.

Beatriz Nogueira, Eliana Assis, Natasha Barricelli, Ruth Alvarez